Pêlos de camêlo, cinto de couro, gafanhotos e mel silvestre.

Em Mateus 3 : 4  diz: ” E este João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

 

 João era um sacerdote, porém um sacerdote que não concordava com a religiosidade dos sacerdotes de então. João certamente podia se valer de boas roupas e de boa comida, pois pela lei mosaica ele deveria se vestir com vestes sacerdotais( Êx 28:4 ), e se alimentar de flor de farinha (Lev 2 :1-3). No entanto, usava destes recursos para expor a hipocrisia dos corações e a pobreza dos homens daquela época.

A roupa feita da pele de camelo ( animal considerado imundo pela lei, Lev 11:4) causava um escândalo na mente religiosa daqueles dias, assim como alimentar-se de gafanhotos era algo chocante.

Mas revelar aos religiosos da época como eles realmente eram ou estavam, era o objetivo de João.

Pelos de Camêlo – Mostrava o quão hostis eram os homens que se diziam servos de Deus, o camêlo é reconhecido pelo seu temperamento hostil, além de ter a característica de não precisar beber água de contínuo.  Ao camêlo  basta beber água uma vez pelo período de 40 a 50 dias. A palavra diz que que Jesus é a água da vida, e não ir ao Senhor continuamente nos gera sede. Quando os homens olhavam para João enxergavam em suas vestes o que eles mesmos eram. João bem como o Evangelho de Cristo têm por objetivo revelar como somos diante de Deus.

Cinto de couro- Usado em torno dos lombos, fazia aos homens lembrar  a opressão que o jugo causava nos bois que serviam como animais de carga. Não havia como não  se constrager olhando João daquela forma paramentado. Eles se enxergavam rebeldes em função das vestes de camêlo, e se enxergavam também subjugados pelo pecado através do cinto de couro que João usava em torno dos seus lombos.

Gafanhotos e mel silvestre –  O gafanhoto era tido como inseto simbolo da destruição( Jl 1 : 4),  alimentar-se de gafanhotos era mostrar que o devorador é devorado pelo Senhor, isto salienta o poder do Senhor ( Lm 2:2). O mel silvestre como alimento é o símbolo de Cristo como alimento, veja Êxodo 16: 31 onde o maná é descrito como tendo o sabor de mel.

23 Respostas

  1. PORQUE AS 12 TRIBOS DE APOCALIPSE 7 NÃO SÃO OS 12 FILHOS DE JACÓ?

  2. Parabens pelo post
    Gostei muito da sua explanação

  3. Olá tudo bem ? Gostei muito do relato sobre João Batista e o porque de suas vestimentas e comida, porém gostaria de saber mais a respeito desse mesmo assunto pois estou iniciando um estudo a respeito.
    Ficarei muito grato se puderes me ajudar.

    Deus lhe abençoe…

  4. Gostei muito deste post, é interessante saber que um profeta pode perfeitamente comunicar uma mensagem através do comportamento e ñ apenas usando as palavras.
    concerteza a leitura desse post acrescentou muita coisa em minha vida
    parabéns.

  5. GOSTARIA DE SABER QUEM FOI TEOFILO , HOMEM A QUEM LUCAS SAÚDA EM SEU LIVRO.

    A PAZ DO SENHOR !!!
    QUE O SENHOR NOS ABENÇOE!!!

    • A graça e a paz de Jesus Greicy

      Sobre este Teófilo, não temos muitas informações, mas era a ele que Lucas dedicava e por ele que Lucas escrevia seus relatos sobre Jesus. Parece que este Teófilo teria sido o responsável pelas pesquisas de Lucas a cerca dos fatos relativos ao Senhor, este Teófilo era de origem gentia, certamente convertido e interessado em conhecer mais sobre Jesus e promover , com as encomendas dos relatos da história sobre o Senhor Jesus, o nome do Senhor Jesus. Através de seus pedidos, Lucas escreveu o evangelho segundo Lucas e Atos dos apostolos. Teófilo era uma espécie de benfeitor para Lucas, provia suas necessidades, pois tinha posses, uma vez que era tratado pelo próprio Lucas como Excelente Teófilo. Graças a pessoas como teófilo, o nome do Senhor e Sua vontade são manifestas aos demais, buscar ao Senhor Jesus, assim como o fez Teófilo, devia ser uma constante na vida de todos que esperam no Senhor

  6. Ouvi outra definição. Dizia-se que essa roupa de camelo era cara, e só Elias (sem origens) e João Batista usavam ela. Tem algo a ver com roupa de “elite” essa de pêlos de camêlo? Pois ouvi de uma estudiosa na palavra que a maioria usava de couro, mas não de pêlo.

    • Olá ami@mi.com

      Não possuo esta informação de que a roupa de camelo era cara e que fosse por isto uma roupa de excessão, o que se sabe é que João Batista, fazia questão como sacerdote, era de se separar da maioria dos demais sacerdotes, em função da mediocridade e politicagens que tornavam o ofício sacerdotal distanciado de Deus. Portanto, se diferenciava nos trajes, na alimentação e no local onde exercia seu ministério sacerdotal, inclusive, sua simplicidade reflete a simplicidade de Cristo, o qual ele precedia, sendo assim, não creio que esta roupa seria um traje caro e especial, pelo contrário, acho mais plausivo, que esta roupa fosse um atestado de desprendimento das coisas naturais, sendo ela rústica e nada desejável. Contudo, não desprezo tal dito a respeito da roupa de João Batista até que se ache uma base para tal suposição, isto não quer dizer, que eu pregaria tal coisa, mas aguardemos.

      Deus abençoe a você, e continue buscando o conhecimento, pois este nunca ocupa espaço, e se tratando do conhecimento a cerca das coisas do Senhor, o próprio Senhor se agrada de nos dá-lo gratuitamente.

  7. Olá amigos, parabens pelo post. aprendi muito com ele.
    Deus te recompense por este trabalho.
    Um grande abraço.
    Ageu Santos

  8. amado continue assim se aprofundandu nesse conhecimento junto com esse temor e humildade que esta dendro de vc uque te fez chegar assim nesse tal conhyecimento foi o temor que o principio do conhecimento vc sabe disso mas tem muitu caminhu a ser percorrido mas e nesse caminho ai mesmo que tu chegara a plenitude da bençao!! gostei da postagem!!! amen!!!!

  9. não esist fotos sobre esta roupa de camelo

  10. gostei muita dessa leitura presiso a prender muito com vosis sou da assembreia de deus porto novvo riodejaneiro pr jorgiluis meu imail e esti……

  11. Abraço aos meus caros amigos deste topico; Eu vejo uma discrepancia neste topico em relação as vestes de João Batista.
    As passagens dizem que suas vestes eram de pelos de camelo, ora, a diferença entre PÊLOS, e pele é enorme, porque depois de a pele passar pelo cortume ela passa a ser couro.
    Os camelos possuem pelos bem compridos em certas parte do corpo. Esses fios eram muito resistentes e facil de lavar, portanto; era uma economia para as familias menos favorecidas.
    Eu sei que as nossas avós aprenderam a manejar um tear com os mais antigos, e não é de estranhar que essa ideia de tecer o pelo tenha sido um meio economico no tempo de Jesus, no oriente medio.

  12. Complementando a resposta do amigo acima. Em nenhum momento Jesus invalidou os animais impuros dizendo que haviam se tornado puros. E não me venham com a visão de Pedro. A visão claramente mostrava a Pedro como os homens considerados imundos pelos judeus (ou seja os gentios) haviam sido purificados pelo sangue de Jesus. Um animal impuro (como os citados em Levítico 11) são impuros até hoje.

  13. Jorge: Fiquei muito feliz com esse estudo, ele pode me ajudar numa resposta para dar a alguém no estudo biblico na minha igreja que ficou sem resposta. Obrigado que Deus continui te usando Amém!!!!!

  14. gafanhoto e mel silvestre, o mel silvestre ajudava equilibrar o amargo que tinha o gafanhoto, gafanhoto simboliza o mundo e seus amargos, ja o meu silvestre simboliza a igreja que da equilibrio e minimiza os sofrimentos desse mundo corrompido …donizete fernandes- uniao da vitoria -pr

  15. achei muito pertinente o estudo sobre as vestes e a alimentação do profeta joao batista;contudo ainda me restam algumas dúvidas..,tipo:”onde joao encontrou mel e gafanhotos no deserto?” isso pq pra mim a localização biblica ao deserto onde joao batista se encontrava deveria ser pouco provável a existencia de um ambiente propício a tais elementos(abelhas e gafanhotos). abracos, lindalva.rj

  16. Segundo os costume judaico quando um sacerdote Estava vestido de ropas de pele de animal isso representava duas coisa … 1- se o profeta apresenta-se diante do povo com os pelos do da ropas pelo lado de foro isso mostrava que Deus estava bem com a nação … Mas quando os pelos estava pelo lado da pele isso estava a prestando Deus fadigado com a nação … ( quando eu fazia cavalgada ) ( so de encosta o corpo nos pelos do cavalo o meu corpo ficava cheio de caroço e causava muita fadiga) !

    • O seja naõ e sacerdote mais sim profeta que usava ropas de pele de animal … No começo da primeira publicação … publiquei errado coloquei sacerdote mais e profeta mais estou me corrigindo..!ok … Com as ropas os os profetas demonstrava a graça de Deus … Eo juízo de Deus … Sobre as nações pecadoras!

  17. Jesus é o Senhor,e sobre joao batista:As suas vestes é para mostrar oque está por fora não tem tanta importancia,pois Joao fui um,que Jesus disse:nascido de mulher não teve ninguém maior do que ele.Os ,fareseus tinhas vestes lindas,mais o interior estava todo sujo,comiam comida boa,mais não a comida espíritual.João representava muitos de nós, que as vezes somos olhados e julgados pela aparencia,mais o que conta é o interior,isso Joao tinha,e muito honrado por Deus.Maior é o que está em nós,do que aquilo que estás no mundo,para Deus é assim o que está dentro vale mais do que está fora.

  18. O relato sobre João Batista ,com relação ao significado de ele usar pele de camelo, sinto de couro e se alimentar de gafanhoto e mel, não me convenceu. Creio que os significados sejam algo com mais sentido e profundidade assim como o batismo de Jesus estaria correspondendo com Levitico 1.4; 16.21,22 = Mateus 3.16; 26-28 ;I João 5.6-8.

  19. raphael.adm3@gmail.com
    A paz do Senhor meu Irmão!
    Muito boa a explicação!
    Percebo também que João foi na contra mão da propria lei que reprovava até mesmo tocar em um camelo morto. E ele tocou para fazer os vestidos.. rs… Vejo que Deus faz da maneira que Ele quer, muitas vezes contrariando as expectativas humanas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: